Com 4ª chamada suspensa, Piauí tem 17 vagas em aberto no programa Mais Médicos
Carmo Neto em 13 de novembro de 2020
Com a 4º chamada suspensa em todo o Brasil, o Programa Mais Médico no Piauí está com 17 vagas em aberto, sem previsão de preenchimento, até que o sistema do Ministério da Saúde seja normalizado após ataque de um vírus na rede.
A coordenadora estadual do programa, Idvani Braga, ressalta que a suspensão da 4ª chamada do 20º ciclo do Mais Médicos é temporária. Até a tarde desta quarta-feira (11), o Ministério da Saúde não tinha repassado prazo para a retomada do chamamento. O ataque viral na rede também provocou lentidão nos registros dos casos de coronavírus no país, incluindo os resultados dos testes.
“Houve essa pane no sistema. Por isso, a 4ª chamada está suspensa com a escolha dos municípios. Hoje já conseguimos acessar um pouco o sistema, mas sem previsão (da retomada do cronograma). O informe repassado é que seria retomado com a volta do sistema”, conta.
No Piauí, as 17 vagas em aberto estão distribuídas em 15 municípios, sendo que em algumas cidades haverá o preenchimento de mais de uma vaga. Atualmente, por meio do programa Mais Médicos, o Piauí está com 341 profissionais em atividade, distribuídos em 130 cidades.
No estado, segundo a coordenadora, há uma expectativa de que todas as 17 vagas em aberto sejam ocupadas por médicos cubanos. Esses médicos já atuaram no programa e continuavam com residência no Brasil, mesmo após o cancelamento do programa no ano passado.
Mais Médicos: municípios confirmados para escolha dos profissionais da 4ª etapa do 20º Ciclo
- Alegrete do Piauí: 1 vaga
- Antônio Almeida: 1 vaga
- Barras: 1 vaga
- Batalha: 1 vaga
- Bertolina: 1 vaga
- Boa Hora: 1 vaga
- Bonfim do Piauí: 1 vaga
- Buriti dos Montes: 1 vaga
- Ilha Grande: 1 vaga
- Inhuma: 2 vagas
- Paes Landim: 1 vaga
- Ribeira do Piauí: 1 vaga
- São João do Arraial: 2 vagas
- São Pedro do Piauí: 1 vaga
- Uruçuí: 1 vaga
Esclarecimento
Devido a um vírus na rede do Ministério da Saúde, que impactou no acesso aos sistemas, o cronograma da 4ª chamada do Edital Saps/MS nº 09/2020 (20º ciclo) do programa Mais Médicos para o Brasil passará por mudanças. O chamamento público será suspenso, temporariamente, até que se tenha estabilidade nos sistemas e instrumentos de trabalho necessários para prosseguimento do processo seletivo.
Como consequência desse imprevisto técnico, a equipe de manutenção tem trabalhado na solução do caso com a maior agilidade possível, preservando o funcionamento dos sistemas indispensáveis às políticas públicas de saúde.
Assim que seja solucionado o problema, novo cronograma será publicado com o intuito de garantir a integridade e a lisura do chamamento público, mantendo o compromisso da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) em garantir atendimento médico à população.
É importante que os candidatos se atentem em acompanhar o cronograma e eventuais complementações e alterações, como descrito no edital, disponível no site: //maismedicos.gov.br. Dúvidas poderão ser esclarecidas também por meio do Disque Saúde 136 opção 8.
Ministério da Saúde
Fonte: Cidade Verde