Mães protestam contra a desativação da UTI Neonatal em Maternidade do PI
De acordo com a diretora da unidade, os bebês devem ser encaminhados para onde a UTI for transferida.
Sarah Maia em 17 de maio de 2017
Preocupadas com a possibilidade de desativação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade do Buenos Aires, mães realizaram nesta quarta-feira (17) um protesto com cartazes em frente o prédio que fica na zona Norte de Teresina. De acordo com dona de casa Francisca Rosa, o caso do seu filho e de outras crianças ainda são muito graves e não podem ser transferidos sem garantias.
“O caso dele é grave, está estável, mas ainda é grave por conta do cérebro e eu informada que ele iria para a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) ficar em uma fila de espera para poder ir para a UTI de lá. Onde ele poderia ser transferido era para o Ciamca porque tem toda estrutura para ele”, contou.
Antigamente a Maternidade do Buenos Aires somente contava com uma Unidade de Cuidados Intermediários, mas passou a ser UTI Neonatal no mês de abril, quando recebeu equipamentos e profissionais que atuavam na Maternidade Wall Ferraz (Ciamca). Essa mudança aconteceu porque no Ciamca houve oscilações de energia que danificaram o sistema de fluxo de gases, como oxigênio, para os bebês.
A diretora da Maternidade do Buenos Aires, Rosélia Sena, explicou que as mães não devem se preocupar, já que os bebês serão tranferidos juntamente com a UTI. “Aqui não era UTI Neonatal, estamos com essa apenas provisoriamente porque os equipamentos e profissionais do Ciamca foram encaminhados para cá. Provavelmente nos próximos dias a UTI daqui retorna para o Ciamca que é onde ela é habilitada e os bebês devem ir junto”, disse.
Há uma semana, uma audiência no Ministério Público foi convocada pela MDER que apresentou uma proposta em que o Ciamca deixe de ter uma UTI e passe receber apenas crianças que precisam de cuidados intermediários. Assim, as crianças que precisam de cuidados mais intensivos devem ir para a Maternidade Dona Evangelina Rosa.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado conta que durante a audiência ficou acordado que a direção da MDER deve encaminhar aos promotores uma relação dos dez municípios do estado com as maiores demandas e também deve inaugurar novos leitos de UTI Neonatal até o final deste mês.
G1 PI