Mais de 860 mil piauienses devem ser vacinados contra a gripe este ano
Em todo o país, cerca de 2,3 milhões de profissionais da educação poderão se vacinar contra a gripe.
Sarah Maia em 13 de abril de 2017
Cerca de 860 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe no Piauí. A campanha de vacinação começa na próxima segunda-feira (17). Para atender a demanda, o Ministério da Saúde vai enviar 884.300 mil doses ao Estado. A novidade deste ano é que os professores, tanto da rede pública como privada, passam a fazer parte do público-alvo.
Em todo o país, cerca de 2,3 milhões de profissionais da educação poderão se vacinar contra a gripe. Integram o público-alvo da campanha, pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.
A campanha seguirá em todo o país até 26 de maio, sendo que dia 13 será de mobilização nacional.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, houve mudança na cepa do vírus A H1N1 para A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09. Desde 2009, a cepa do vírus A H1N1 utilizada nos países a sul da linha do Equador era A/California/7/2009 (H1N1) pdm09.
Cidade Verde