No PI, médico que atua na linha de frente da Covid tem contato apenas visual com a família
Isadora Freitas em 14 de maio de 2020
O endocrinologista André Gonçalves, um dos profissionais na linha de frente contra a Covid-19 no Piauí, contou um pouco sobre a rotina no Hospital Universitário e também sobre os cuidados em casa. Para proteger a família, o médico tem ficado isolado e o contato tem sido apenas visual.
“Temos uma área suja e outra limpa. Tomo banho no hospital mesmo e trago roupas limpas de casa para não ter mais contato com o ambiente hospitalar, com os pacientes. Em casa, optei por ficar isolado da minha família, em quarto separado, e ter só contato visual com minhas filhas e minha esposa”, disse o endocrinologista que trabalha na enfermaria do HU para pacientes com Covid-19.
No hospital, ele conta que os colegas de profissão têm ajudado uns aos outros.
“Tem uma preocupação de todo mundo com o contágio. A gente tem visto várias evidências de profissionais de saúde com alto grau de contaminação. É um vírus de transmissão muito fácil. A gente fica ansioso por essa preocupação. Fica o tempo todo, um policiando o outro para que a gente evite esquecer algum detalhe ou cometa algum descuido”, disse o médico que ressalta oos protocolos de segurança diários para evitar a contaminação.
Fonte: Cidade Verde