Pela primeira vez, Teresina tem queda no número de infectados pelo coronavírus
Carmo Neto em 08 de julho de 2020
Teste para Covid-19 — Foto: Divulgação/Secom
Teresina apresentou, pela primeira vez, uma queda no total de infectados pelo coronavírus, de acordo com a 12ª etapa da pesquisa sorológica realizada pela prefeitura da capital e divulgada nesta quarta-feira (8) pelo prefeito Firmino Filho (PSDB). Segundo a pesquisa, em Teresina foram registrados 156 mil infectados, uma queda de 6% em relação à semana anterior.
De acordo com a pesquisa, o número de infectados caiu de mais de 167 mil para 156 mil. Os números são de pesquisas que foram realizadas com testagem em massa para coronavírus (mais de 900 pessoas), nos dois últimos finais de semana.
O prefeito disse que a medida está sendo tomada porque, além ainda do grande número de óbitos na capital, muitas pessoas estão desrespeitando os decretos de distanciamento social e o comércio funcionando clandestinamente no Centro de Teresina nos últimos dias.
“Pela primeira vez, vemos uma tendência que não é de crescimento, mas de queda. Isso mostra que já passamos pelo platô [estagnação] no número de infectados e estamos vendo uma redução. Isso é uma evidência de que o pico foi atingido entre dia 21 de junho e 3 de julho. Mas não podemos relaxar, não podemos ser irresponsáveis. Estamos fazendo um pacto para uma retomada gradual e segura, mas se não for cumprido, o poder público, de forma responsável, pode retroceder, não temos problema com isso. Se for para preservar a vida, fazemos qualquer coisa”, disse o prefeito.
Decretos determinam distanciamento social
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Via G1 PI