Saúde autoriza licitação para 20 novos leitos de UTI no HGV
A obra terá como fonte de recursos o tesouro estadual e deverá ser concluída dentro do prazo de 150 dias, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço.
Sarah Maia em 09 de fevereiro de 2017
O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, autorizou na manhã de hoje, 9, a publicação do edital de licitação para execução da obra de reforma do Hospital Getúlio Vargas (HGV) para implantação da UTI com 20 leitos e da Unidade de Recuperação Hemodinâmica.
O secretário salienta o papel fundamental do HGV por ser referência em alta complexidade e um hospital de clínicas, tanto na médica quanto na cirúrgica e a necessidade de um avanço na oferta desses serviços à população. “Para que isso acontece de forma mais satisfatória, estamos contratando uma empresa para construir mais leitos de UTI naquele hospital, passando de 20 para 40, e termos o aumento dos procedimentos cirúrgicos e uma retaguarda mais satisfatória para os casos graves da urgência e emergência que requerem da terapia intensiva”.
Sobre a readequação do espaço para o serviço de hemodinâmica, Francisco Costa explica que a proposta do Governo do Estado é poder destinar parte dos novos leitos para funcionar uma Unidade Coronariana “onde o atendimento referenciado da urgência cardíaca poderá ser atendido, fortalecendo o atendimento de diagnóstico, de exame de cateterismo e angioplastia de urgência”.
“Essa obra significa um grande passo na linha de cuidado do infarto. Assim, teremos desde o primeiro atendimento do paciente nos Hospitais Regionais, com a avaliação das enzimas cardíacas e possível indicação médica de usar trombolítico lá mesmo no hospital ou se será indicada uma angioplastia, quando o paciente será referenciado para o HGV, reduzindo a mortalidade por doenças cardiovasculares no nosso estado”, disse o secretário.
O edital de concorrência será publicado no Diário Oficial do Estado amanhã, 10, com especificações e quadros de discriminações orçamentárias definidas pela Secretaria e estará disponível para exame ou aquisição dos interessados na sala da comissão de licitação da Secretaria, de 07h30min às 13h.
A obra terá como fonte de recursos o tesouro estadual e deverá ser concluída dentro do prazo de 150 dias, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço. A entrega dos envelopes com as propostas dos interessados contendo a documentação de habilitação e a proposta de preços será no dia 15 de março.
Cidade Verde