Banner Estado do Piaui Banner Topo -Virtex Telecom Banner topo – Armazém do povo

Uso de máscaras não é mais obrigatório no Maranhão; no Piauí, ainda não há uma previsão

em 12 de novembro de 2021

Em entrevista à TV Mirante, afiliada da TV Globo no Maranhão, o governador Flávio Dino (PSB), anunciou nesta quarta-feira (10/11) o fim da obrigatoriedade no uso de máscaras em locais abertos. O decreto contendo mais detalhes sobre as novas regras será divulgado nesta quinta-feira (11/11).

A medida foi tomada por conta da queda nos casos de Covid-19 e o avanço da vacinação nos municípios, apesar do Maranhão estar com com menor índice de vacinação entre os estados do Nordeste, estando com 42% da população completamente vacinada.

“Nós levamos em conta sempre um conjunto de indicadores, o chamado RT, que é o indicador de transmissão abaixo de 1. Nós temos, portanto, um indicador tanto de óbitos, quanto de internação, que apontam no sentido da eliminação e da transformação nisto em uma endemia, uma doença crônica, que fica, em alguns lugares, mas sem aquela primazia que havia anteriormente. Por isso, em locais abertos, sim, é possível. No que se refere a vacinação, infelizmente, ainda há uma defasagem entre aquilo que efetivamente foi aplicado e aquilo que consta nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde”, afirmou o governador, em entrevista à TV Mirante.

Na noite dessa quarta-feira (10/11), Dino também divulgou em seu Twitter sobre a flexibilização nas medidas restritivas contra o vírus da Covid-19.

https://twitter.com/FlavioDino/status/1458555435397550082?t=U0Lo-gFoZpngih23gmf2qQ&s=19

E EM TIMON?

A não obrigatoriedade do uso de máscaras no Maranhão, entretanto, ainda não vale para Timon. É que, por ser do lado da capital do Piauí, Teresina, a Prefeitura Municipal considera o decreto válido no estado vizinho. Em nota, a assessoria da Prefeitura Municipal de Timon confirma: “Avalia o  decreto do governo do Maranhão sobre a flexibilização do uso de máscaras e reforça que irá reunir o comitê de enfrentamento à COVID – 19 e as autoridades em saúde para avaliar as medidas necessárias. Importante ressaltar que Timon faz parte da região da Grande Teresina e as decisões adotadas levam em consideração as medidas seguidas por Teresina e pelo governo do Piauí”.

HÁ PREVISÃO PARA O PIAUÍ?

Já no Piauí, entretanto, o assunto ainda nem entrou em discussão junto ao COE (Comitê de Operações Emergenciais). Segundo a Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, quem está a frente desta decisão é a Vigilância Sanitária, mas que desde a última reunião este assunto não chegou a ser debatido. Na sua avaliação, como epidemiologista, ainda não é o momento. “Nós estamos chegando a quase 51% de pessoas vacinadas, com a segunda dose ou com dose única, com a completa imunização, porém temos que considerar que ainda há uma quantidade muito grande de pessoas que não foram vacinadas ainda. Essa ação (da não obrigatoriedade) precisa ser muito bem monitorada. Além disso, temos ainda 20 municípios com aumento de casos, sob riscos”, afirmou Amélia. Em outubro, o próprio governador Wellington Dias disse acreditar que seria possível ter noPiauí um “Natal sem máscaras”.


Fonte: OitoMeia

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados para esta matéria.