Padre celebra missa no escuro após furto de fiação em igreja em cidade do Piauí; dois roubos no fim de semana
Carmo Neto em 24 de janeiro de 2022
Duas igrejas católicas foram invadidas e furtadas durante o final de semana em Teresina: a Igreja do Cristo Rei, na Zona Sul de Teresina, onde a missa foi celebrada às escuras. Na Capela Santa Isabel de Hungria, no bairro Piçarreira, na Zona Leste, também houve furto de objetos. Os casos foram registrados e devem ser investigados pela Polícia Civil.
Na Igreja do Cristo Rei, os criminosos furtaram cabos de cobre, de alta tensão, que alimentavam a igreja por um transformador. O furto aconteceu por volta das 2h da manhã de domingo (23).
“Ontem tivemos que rezar duas celebrações no escuro, sem ventilação, sem microfones…Foi bem desconfortável. Tivemos que fazer cortes básicos na missa, preservando a liturgia”, comentou o padre Gilberto Freitas.
Igrejas são furtadas durante o final de semana em Teresina; missas foram celebradas no escuro — Foto: Arquivo pessoal
Segundo o padre Gilberto, os criminosos invadiram a igreja pelos fundos, arrombando as portas de um apartamento desocupado que fica ligado ao prédio. O padre comentou que a igreja deve agora investir em segurança, instalando cercas elétricas e outros dispositivos ainda nesta segunda-feira (24).
Já na igreja Santa Isabel de Hungria, localizada no bairro Piçarreira, os criminosos levaram o sacrário, o pequeno cofre que fica próximo ao altar, onde ficam guardadas as hóstias e cálices usados na celebração da eucaristia.
Igrejas são furtadas durante o final de semana em Teresina; missas foram celebradas no escuro —Foto: Arquivo pessoal
“Foi muito triste, muito constrangedor isso que aconteceu. Profanaram nossa igreja e roubaram o Santíssimo. Estamos sem o Santíssimo, levaram como se fosse um cofre, que tivesse dinheiro dentro”, comento padre Demerval Brasil, responsável pela igreja.
Foram furtados ainda aparelhos de som da igreja e alimentos que seriam doados para pessoas carentes.
Durante o domingo (23), a missa das 17h foi celebrada sem aparelhos de som. Segundo o padre, todas as celebrações e encontros que estão marcados para acontecer durante a semana estão prejudicados pela falta dos equipamentos.
Fonte: G1 Piauí